Vendas é relacionamento humano e confiança

Márcia Ávila 27 out 2014

Vender bem é saber se relacionar. Pessoas simpáticas, sociáveis e encantadoras são companhias agradáveis e naturalmente vendem ideias, projetos, produtos e serviços. Pessoas chatas e que não sabem sorrir dificilmente conseguem vender, porém sempre há exceções, pois existem clientes desesperados por consumir e que não se importam muito com as interações humanas.

Para vender bem não há receitas prontas, mas uma boa dica é: aprenda se relacionar e procure entender o comportamento das pessoas.

A Officina Sophia criou um índice de comprometimento do consumidor, que considera a satisfação dele e a tendência em recomendar um produto ou serviço. Entre as conclusões do Estudo de 2014, estão: 86% dos consumidores pagam mais por uma melhor experiência de compra, 70% das experiências de compra são baseadas em como o cliente sente que é tratado e 70% voltarão a fazer negócios com a empresa que resolve a seus problemas.

A venda consultiva ou pessoal é sempre relacionamento humano. A venda é a única parte do composto de comunicação de marketing em que a comunicação é realizada de forma pessoal e interativa entre a empresa e seus clientes. Exatamente aí reside sua importância, os funcionários que têm contato direto com os clientes são responsáveis pelo maior efeito sobre a reputação da empresa.

Se os profissionais de linha de frente sabem o poder das relações humanas e entregam as soluções que os clientes esperam, eles vendem e os consumidores vivenciam uma experiência de compra encantadora e isso fortalece a marca.

“É preciso lembrar que a qualidade em serviços depende da interação humana e que relacionamento humano é uma construção baseada na confiança.”.

 

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