Saber ouvir é importantíssimo

Márcia Ávila 30 out 2014

“Saiba quando manter a boca fechada. Em um dia rotineiro de trabalho, existem centenas de oportunidades para mostrar sua ignorância: basta falar demais”, essa frase foi retirada do livro “Quem é promovido, Quem não é e por quê - Gestão Estratégica de Carreira” de Donald Asher.

Todos nós sabemos que nos ambientes corporativos existem pessoas que falam demais e muitas vezes acabam se envolvendo em situações extremamente perigosas, colocando em risco seus empregos e sua reputação profissional.

Em nosso dia a dia - inúmeras vezes - precisamos aprender a ouvir mais e “segurar” um pouco nossa espontaneidade. Porém vai ter gente por aí dizendo: “Eu sou uma pessoa muito franca. É o meu jeito”. Cuidado! Muitas vezes a franqueza pode beirar a deselegância e outras vezes a franqueza é só uma “desculpa” para jogar sua agressividade nos outros.

Pessoas prolixas são sempre muito chatas e por não saberem segurar a língua, afastam os colegas, se metem em fofoca e acabam perturbando a paz de todos.

Uma recente pesquisa da consultoria de mobilidade de talentos Lee Hecht Harrison – divulgada no mês de Julho desse ano - apontou que profissionais que conversam muito durante o trabalho são o maior incômodo para os colegas dentro da empresa. A situação ficou até à frente dos e-mails e das chamadas telefônicas, que são conhecidas por atrapalharem a produtividade.

O Estudo feito com 848 trabalhadores norte-americanos, por meio de uma votação on-line em abril deste ano, perguntou: "O que você acha mais incômodo ou mais te distrai no trabalho?" Em primeiro lugar ficou a opção: colegas de trabalho tagarelas, com 45%.Em seguida aparecem: e-mails (18%), odores (9%), chamadas telefônicas (8%), barulho ambiente (6%), design do escritório (5%), nada (5%) e tecnologia (4%).

 

Mais Vistos

Trabalhar não é fácil, requer doses reforçadas de automotivação e energia vital.
Vendas é relacionamento humano e confiança
Saiba quando manter a boca fechada.

Newsletter

Facebook

© 2014 Márcia Ávila. by R6.13S

Topo